"Diet" pode ser utilizado somente para alimentos dietéticos que são: alimentos para dietas especiais, com restrição de açúcares, de sódio, de gorduras, de colesterol, de aminoácidos e de proteínas; alimentos para dietas de controle de peso e alimento para dietas enterais.Por exemplo, os produtos que não contém açúcar, são indicados para os diabéticos; os sem sal para hipertensos; os sem gordura para quem luta contra o colesterol.
"Light" pode ser utilizado apenas quando forem cumpridos os atributos "reduzido" ou "baixo" (redução mínima de 25% das calorias ou de qualquer outro componente). É destinado para o consumidor que quer emagrecer ou manter peso. Possuem pouca ou nenhuma gordura, com menos açúcar, menos calorias que os convencionais, desde que este "menos" não vá além de 25%. Assim muitos alimentos podem ser light, até mesmo um sorvete, caso seja feito com pouca gordura e pouco carboidrato.
ATENÇÃO! Um alimento "diet" não é necessariamente "light" pois é possível restringir o açúcar e compensar em gorduras, como acontece na maioria dos chocolates "diet". Ou seja um alimento "diet" não é necessariamente baixo em calorias e sim restrito em algum nutriente.
Adquira o hábito saudável de ler os rótulos das embalagens. Assim você terá a certeza de que o produto que está levando para casa atende às suas necessidades específicas e individuais.